quarta-feira, 6 de junho de 2007

Centro Cultural Gilberto Mayer












Ocupa uma área construída de 1100 m2, que abriga o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, sendo integrado ainda por um anfiteatro com 400 lugares; pelo espaço cultural Tito Muffato, situado no hall de entrada; por um espaço para exposições temporárias denominado Guido Viaro; pela sala de danças Ana Botafogo e ainda pela sala Fany Solter e outros espaços ocupados pelas coordenadorias que realizam o trabalho técnico e de apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Encontra-se na Rua Duque de Caxias, 376.

Museu Histórico Celso Formighieri Sperança




O Museu, inaugurado em 26 de setembro de 1976 e revitalizado em 02 de abril de 1996, objetiva preservar e resgatar a memória e o patrimônio histórico regional com material etnográfico e histórico, ligado à origem da região. Com exposições permanentes sobre a evolução urbana do município, personalidades, objetos do ciclo ervateiro e madeireiro, expõe também acervo sobre o tropeirismo e agricultura. Situa-se na Rua Duque de Caxias, 376.

Parque Municipal Danilo Galafassi - Museu de História Natural



Área de lazer com 17,91 ha que se encontra bem conservada e arborizada, compreendendo um mini-zoológico, o Museu de História Natural - Centro de Educação Ambiental Gralha Azul - inaugurado em 1992, que conta com um bem estruturado acervo formado de animais taxidermizados, rochas, fósseis e peças conservadas em formol. Situa-se a Rua Fortunato Bebber, 2307 - Jardim Nova York.

Casa Dirceu Rosa



A residência e o
ateliê do escultor cascavelense Dirceu
Rosa é bastante original. Sua fachada é
toda trabalhada com motivos de
dedos, desde o portão, muros, janelas, portas e
móveis que foram entalhados
pelo próprio artista, num trabalho que durou quatro
anos. Há uma exposição
permanente das obras do escultor que usa como
matéria-prima o barro, a
madeira, o cimento e o bronze. Está situada na Avenida
Brasil,
2545.


Dirceu Rosa, o artista das mãos


As mãos e os dedos são uma constante na obra de Dirceu. São a sua assinatura sempre visivel, identidade do escultor.
A inspiração que vem da terra
A terra é a força do oeste do Paraná. A terra é a força da arte de Dirceu Da natureza ele extrai a inspiração que o torna um artista singular e acrescenta novas nuances ao seu trabalho: a natureza, a força das coisas da terra! Na espiga do milho, milhões de elementos a serem captados. Nos campos cultivados, o trigo que um dia será pão e a soja, vagem que vira útero onde é gerada a vida, que vira rede, onde descansa o homem que lavra a terra, aquele que planta, aquele que colhe num eterno recomeçar.